sexta-feira, 8 de abril de 2011

A viagem e primeiras impressões de Istambul

Então, chegamos (tá fazendo muito frio).

Estou tendo problemas para postar no blog. Aparentemente, a internet do hotel bloqueia certos sites e não permite subir fotos. Então eu vou enfeitar os posts com fotos assim que eu conseguir. De qualquer jeito, eu já postei algumas no álbum do Picasa.

A viagem foi tranquila, mesmo que sem muitas horas dormidas. Eu e minha irmã tentamos fazer um quebra-cabeça humano para encaixar em 3 poltronas classe econômica e minha mãe dormiu o sono dos justos em outras 3.

É claro que tinha que ter um revestrés e a minha irmã esteve prestes a desmaiar depois de tentar ver pela segunda vez a cena em que o James Franco arranca o braço em 127 Horas.


A Turkish de modo geral tá de parabéns, pelo avião mudernoso que tinha controle pra jogar até Bejeweled e pelo menu, que era um pequeno banquete, muito bem servido mesmo. Nosso único problema foi o fato de termos ficado praticamente 1h esperando pelas malas com medo do motorista do hotel ter nos deixado. Deu tudo certo no final.

O choque cultural já começou entrando no avião. Mas posso dizer que acho que não vou ter gastrite como no choque cultural de Buenos Aires.

A parte em que estamos ficando nesta primeira fase é Sultanahmet, o bairro velho, onde ficam as principais atrações, como a Mesquita Azul e a Hagia Sofia, que ficam a 2 min. de caminhada (no calor, pq no frio leva uns 5 min.). E o hotel fica numa ruazinha de paralelepípedos com vários hotéis-boutique que já foram casinhas antigamente, então é uma rua muito charmosinha.

O hotel virou meu xodó. Trip Advisor, você estava certo! O nosso quarto tem uma cama de casal imensa e a terceira cama, que eu tinha começado a chamar de a cama da vassoura quando só a tinha visto por foto, é uma cama normal.

O mocinho da recepção, o Celal, está sendo muito legal, a gente aluga ele o tempo inteiro, pedindo desde adaptador de tomada a travesseiros extras e informações e ele é sempre muito bem-disposto. 

Nós sabíamos que o desconto pra pagamento em dinheiro ia ser de 5%, mas, como pechinchar aqui é regra, pedimos por um desconto a mais. Ele não deu, mas ofereceu um jantar de cortesia para nós.

Falando em comida, já tivemos a chance de comer em 2 restaurantes. Basicamente, se come kebab. Shish Kebab é o do palitinho, e tem outro kebab que vem enrolado no pão folha. Toda hora eu me lembro do jogo Monkey Island, em que o Guybrush Threepwood tem que insultar outros piratas e um dos insultos é "Soon you'll be wearing my sword like a shish kebab!".

Muita carne de cordeiro. Deve-se perguntar se não vão te oferecer um kebab digno de hemorróidas, como foi o caso de ontem à noite. Quase escorreu lágrima. Para compensar, comi um húmus delicioso. Mas hoje, pedi um shish kebab e avisei que era avessa a pimenta e o cara foi legal comigo. A comida em geral é simples mas não é algo tão exótico ou diferente do que estamos acostumados a comer para se ter problemas.

O primeiro restaurante se chama Galissta, e tinha uma cara bem de local, com lamparinas coloridas penduradas e garçons receptivos. Em geral, os garçons são todos assim.

A observação é que turcos são notavelmente mais simpáticos com mulheres do que com homens. Chegam a ser inconvenientes do estilo de interromper sua pose para a fotografia pra puxar assunto e dizer que a mesquita está fechada e que by the way ele vende tapetes no mercado. Com esse eu dei meu olhar with lasers e mandei ele embora. Tem outros mais difíceis de se livrar.

O segundo restaurante foi num hotel azulzinho que existe no meio do caminho para o hotel, e entramos nele num momento de vento gélido do ártico e uns pingos cortantes de garoa. Ele se chama Blue House e a comida também estava gostosinha.

Normalmente, os preços de um kebab, que é bem-servido, são em torno de 25, 30 YTL.

Até o final do dia de ontem, havíamos tomado 4 chás (çay) de maçã. To tentando instalar um contador de çays aqui.

Hoje tomamos um çay preto no meio da rua, em frente à Mesquita Azul, e eu tomei um café turco porque eu estava entrando em estado cataléptico de frio e sono já.

Também compramos uma caixa de Baklava que já está pela metade.

Agora estamos assistindo o desenho da Moranguinho em árabe. Mais cedo, estávamos vendo o canal da Al-Jazeera que, felizmente, tinha um carinha fazendo linguagem de sinais para facilitar a nossa vida =P

No próximo post eu falo sobre a Mesquita Azul e a Hagia Sofia.


2 comentários:

  1. Meninas,
    estou adorando viajar com voces neste blog. Sensicional!bjs e aproveitem bastante. Eny

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Estou indo agora em setembro... Sei que não é um bom momento, mas as passagens já estão compradas há dois meses.
    Descobri esse blog agora e estou adorando! Que bom ter pessoas assim, que compartilham suas experiências e dão dicas tão válidas.
    Sobre esse hotel que ficaram... Qual o nome e valor da diária?

    ResponderExcluir