quarta-feira, 30 de março de 2011

As malas


 Eu queria poder amá-la
Amá-la como ninguém
Mas como poderia amá-la
Se a mala esqueci no trem?
Autor desconhecido

Sobe a ponte, desce a ponte
Se há uma imagem que marcou a viagem que fiz pela Europa com minha mãe e minha irmã em 2006, é essa aí do lado.
Europis e frio é muito chique e tudo mais, mas fato é fato: você, brasileiro, não está acostumado. Você vai levar 2 malas de 40 kg com casacos e mais casacos e você vai ter que carregá-las por todos os lugares. No meu caso, a assertiva é mais do que verdadeira. Eu estava morando na Itália, e então resolvi sair viajando quando minha família foi me visitar. Depois da viagem, eu voltaria para o Brasil.
E aí, tinha Veneza. Veneza tem pontes. Eu tenho tendinite, minha mãe tem problema de coluna. Eu não sei por que não era a minha irmã que estava nessa foto, mas eu vou refletir sobre isso depois e não vou mais deixar isso acontecer. O fato é que eu descobri ser possível suar no frio (suar NO frio e não SUAR FRIO, se bem que pode-se dizer que eu suei frio no frio), primeiro em Praga, quando descobri que todas as estações de metrô têm escadarias pra botar qualquer Igreja do Bonfim do chinelo (suei frio) e depois em Veneza, quando eu atinei que lá SÓ TEM PONTE e todas as pontes são de escadinha (suei muito). Com um golpe de sorte, as divindades tiveram pena de mim e calhou de o hotel que minha mãe marcou errado ser do lado da estação de trem, o que nos poupou de atravessar aproximadamente 452 pontes. Só atravessamos 341.
Mas eu estou divagando.

Eu queria muito, muito mesmo, evitar esse tipo de problema nessa viagem da Turquia. Ainda mais porque sei que o esquema vai ser muito mais roots do que na Europa, em que pegávamos trem e estávamos em qualquer lugar. Na Turquia, vamos pegar somente dois aviões domésticos, no trecho Istambul-Capadócia e no trecho Izmir-Istambul na volta, e o resto faremos de ônibus ou de carro.
Estamos com muitos problemas em decidir quais os modelos de malas vamos levar. Além do peso a se carregar em si, estamos com problema com a franquia das cias. aéreas: Minha mãe comprou a passagem dela BSB-IST-BSB com pontos fidelidade da TAM. As passagens minha e da minha irmã foram compradas pela Turkish Airlines, o que significa que tivemos que comprar nossas conexões BSB-SP-BSB separadas. 

Sabe o que isso quer dizer? 

Que nossas franquias são de vôos domésticos.

:
Então é o seguinte, diante da calamidade iminente, estamos nos preparando psicologicamente para:
  • Pagar excesso de bagagem (o cálculo do excesso é 0.5% sobre o preço cheio da passagem pro vôo - não importa se vc pagou mais barato, é o preço mais caro daquele vôo). Perguntando pra mocinha da TAM, ela fez um cálculo estimado lá, deixando claro que é no próprio check-in que é calculado, que deu R$ 6 por kg extra.
  • Ajoelhar pedindo misericórdia pro carinha do check-in. A segunda mocinha da TAM com quem eu falei me disse que tudo vai depender se o carinha do check in vai estar num bom dia, e que se a gente mostrar o bilhete do vôo internacional ele pode dar uma aliviada na barra, quem sabe até considerar a franquia internacional (afinal, a minha mãe vai voltar no mesmo vôo que o nosso, só que com franquia internacional).
  • Repensar todo o esquema de roupas e coisas pra se levar. (Se minha irmã tava pensando em levar secador/chapinha, vamos ter que negociar.) Isso dá mais pano pra manga que é a discussão de O QUE LEVAR?
A minha mãe, já experiente no nosso modus operandi em termos de compras e tralhas em viagens (o plano é trazer ao menos 3 daquelas lanternas turcas coloridas - e não adianta que nada que ninguém falar vai me dissuadir da ideia), tinha se decidido em levar a mala dela dentro de uma maior ainda, para estocarmos nessa grande tranqueiras e coisas dispensáveis e deixarmos em um left-luggage no aeroporto ou na rodoviária em Istambul, para pegarmos na volta à cidade, quando estivermos indo embora para o Brasil.

Sobre os lockers e left-luggage services (Emanet Bagaj em turco) :
Ainda não resolvemos como vai ser isso. Só sei que teremos que arrumar um jeito. Carregar tudo o que levarmos, principalmente depois de passar no Grand Bazaar, vai ser loucura.
Essas são as opções que temos:

  • Left Luggage no Aeroporto Ataturk de Istambul - não é nada barato e as informações sobre tempo máximo que a bagagem pode ficar estocada divergem. Aparentemente são 2 guichês pelo aeroporto e o serviço é 24h.
Estes são os preços por dia:  

Mala Grande20.00 TL
Mala Pequena15.00 TL
Bolsa12.00 TL
Sacola10.00 TL
Vamos precisar estocar a mala por 10 dias, que é o tempo que ficaremos fora de Istambul. Vai ficar salgado.
  • lockers na Estação Principal de Ônibus de Istambul (Büyük Otogar) e nas estações de trem, tipo a Sirkeci, mas eles têm um limite de estoque de até 36 horas, o que pra gente não serve. O preço dos lockers é a partir de 3 YTL por 4 horas, com o máximo de 14 YTL para 36 horas no locker grande.
  • Eu li por aí que alguns hotéis oferecem serviço de guarda de malas, mas não sei por quanto tempo e nem quanto cobram, nem quais hotéis fazem isso. Eu mandei um e-mail pro meu hotel já tem uns dias, mas eles ainda não me responderam eles acabaram de me responder (mais lá embaixo). Vou tentar agora falar com o segundo hotel de Istambul que ficaremos, na volta, para ver se eles oferecem o serviço. Como é um hotel 4 estrelas e maior que o primeiro, é capaz de termos mais chances com ele, e vai ser bom que não perderemos tempo resgatando malas onde o judas perdeu as botas pra levar pro hotel de novo.
Enfim, todas essas opções estão sendo consideradas, porque afinal as informações não são precisas e quando chegarmos lá podemos checar se é isso mesmo..

Eu sei que uma sugestão seria levar mochilões e não ter que lidar com trambolhos, mas, como eu disse, minha mãe tem problema de coluna e isso nos limita um pouco.

Eu gostaria muito de ouvir opiniões dos que já foram ou dos que já passaram por situações parecidas, para 
abrir meu leque de opções sobre o que fazer com as malas.


UPDATE: Mr. Cagrı, do hotel Seraglio, o primeiro que vamos ficar em Istambul, só pode ter lido o blog!
Ele acabou de responder meu e-mail sobre guardar a mala por 10 dias e ele falou que as malas podem ficar lá sem custo adicional. Viva o Mr. Cagrı!!!


Olha o e-mail dele:
Dear Nathalia Rio Preto,
Greetings from Hotel Seraglio.
You can leave your luggage at our hotel,you do not have to carry your luggage or pay any cost for this service..This is the most important thing for us to answer our valuable guest' requests.

Looking forward to seeing you in Istanbul at Hotel Seraglio.
Kind Regards,Cagrı Yılmaz, Manager of Hotel Seraglio.
Muito bem, Trip Advisor, so far, so good!

3 comentários:

  1. Nathalia, o seu blog está bem instrutivo e bem escrito. Mas dá maior impressão de que esta viagem será um parto.

    ResponderExcluir
  2. Seu mala, vc quer é deixar meu excesso de bagagem mais pesado é?
    A preparação tá sendo um parto. A viagem vai ser linda. Calaboca senão não tem presente de aniversário.

    ResponderExcluir
  3. Malas são realmente um saco e quanto mais eu viajo, mais eu quero que minha mala seja leve. Minha opinião (já que pedistes): Francamente, eu acho que em viagens (ainda mais quando são longas) se deve fazer um esforço e realmente se limitar nas roupas. Não adianta querer se vestir como se estivesse em casa com todo o guarda-roupa disponível. Sapatos pesam e ocupam espaço, cremes, bijuteria e cia tb, melhor se limitar. Escolhe um sapato melhor e um confortável para dias longos de caminhada. Pensem na opção de lavar algumas camisetas e meias durante a viagem (e leva um pedaço de sabão de coco na mala). Pensem em roupas que deem para ser combinadas umas com as outras, levar uma peça que não combina com nada e só poderá ser usada uma vez é fria... Esqueçam o secador de cabelo já que não vai estar frio e que vários hotéis disponibilizam um. Casacos tb ocupam espaço. Escolhe um bom e quente que dê para tudo e que durante a viagem não precise ser guardado na mala. As tralhas eletrônicas tb pesam e enchem o saco; melhor fazer escolhas.
    E talvez seja uma boa levar um mochilão ao invés de uma mala, assim alivia um pouco e a pessoa da mochila tb pode ajudar com as malas se for o caso. Uma boa técnica tb é ter uma bolsa grande p a viagem de avião, já que pode-se carregar até 10 kg na cabine;
    Lembra de levar um cadeado p a mala, ainda mais se ela vai ficar no hotel todo esse tempo...
    Eh pra não se incomodar não tem muito jeito, tem que realmente deixar de frescura e limitar as roupas. Eu separo tudo que quero levar já prestando atenção e na hora de por realmente na mala faço de novo uma seleção. O bom é sempre ter um espaço sobrando na ida, pq é certo que ele será ocupado na volta.
    Malas são sempre um problema, por mais que façamos um esforço... não digo nada de novo, mas talvez ajude a ter mais confiança na hora de escolher o que não levar!
    BJu

    ResponderExcluir