sábado, 26 de março de 2011

Guias, guias...

Então seguem alguns dos guias que têm me ajudado bastante no planejamento da viagem. Alguns só vou provar a eficiência quando eu realmente precisar usá-los, como o GPS. Outros são meus amigos de fé, meus irmãos camaradas.
  • Fora a porrada de brochuras sobre a Turquia, eu já tinha o Guia Visual da Folha sobre a Turquia, que ganhei do embaixador. É meio pesadão para quem quer sair carregando um guia numa viagem, ao contrário de outros que são bem mais leves, feitos com capa mole e como o da Lonely Planet. Mesmo assim, ele vai fazer parte da minha bagagem, porque o que eu levei para a Itália quando eu fui morar lá me fez ter apego pelas figurinhas desses guias. Ele tem de todo tipo de informação que você possa precisar. Eventualmente, as informações vão estar desatualizadas, mas é ótimo para se ter uma noção de como funcionam as coisas por lá, desde informações sobre as atrações turísticas até um manual de sobrevivência no país.

  • Além desses, baixei para o meu iPhone o guia da Lonely Planet para Istambul, que me parece legal quanto a indicações sobre lugares a se ir por lá, em vez de ficar procurando coisas que nem um peru bêbado quando estiver lá. Mas acho que só vou ter minha opinião sobre esse app, quando eu utilizá-lo in loco mesmo.

  • Também baixei o GPS Tomtom da Turquia e da Grécia . Eu não confio muito em GPSs, porque tenho a impressão de que eles traçam o caminho mais curto para o destino, nem que isso signifique atravessar um rio cheio de jacarés, então estou com medo de me basear em GPS para dirigir lá e acabar entrando numa roubada. De qualquer jeito, seguro morreu de velho.

  • Trip Advisor. Ah, Trip Advisor amigo. O que teria sido de mim sem você? Eu li em algum lugar que devemos sempre confiar nas reviews, porque são quase sempre a verdade. Acabei virando a neurótica das reviews do Trip Advisor, e não faço mais nada sem checar qual o ranking de determinado hotel ou restaurante de acordo com os membros do site. Eu escolhi meu primeiro hotel de Istambul por lá, o Seraglio (que está na 12º posição no Trip Advisor), e olhei muitos, muitos, centenas de outros por lá também. Ainda não pesquisei muito sobre restaurantes ainda mais porque eu vou ter, além do meu choque cultural padrão, um choque culinário, e provavelmente vou ficar com preguiça de comer comida alienígena. Típico.
  • Depoimentos de viajantes no site Mochileiros.com, em especial este e este. A esses dois membros do site, muá pra vocês. Vocês que iluminaram as minhas ideias e deram a solução do carro (gente, as soluções óbvias nem sempre estão na frente do seu nariz, e demora um tempo até vc achá-las. São óbvias mas não são óbvias, dã.). Além do mais, é por causa desse tipo de viajante brother que eu fiz esse blog, porque informações que eu achei nesses depoimentos, eu não encontraria em nenhum outro lugar!
  • Tem também o site Turkey Travel Planner, dum carinha que é a lata do rabino-ladrão-de-gravata Henry Sobel, que é bem completo. Só que eu acho ele muito poluído e cheio de propaganda, e torna a pesquisa muito confusa, porque ele linka 98 em 100 palavras (tipo que nem eu to fazendo eheheh) e aí vc acaba se perdendo nos links. O que por um lado também é bom, porque informação ali é o que não falta.
  • A Cornucopia é uma revista de insiders de Istambul, e ela tem um guia cultural muito legal, que fala de hotéis a exposições de arte.
  • Istanbul Sehir Rehberi - Mapa online da cidade, com fotos aéreas antigas da cidade disponíveis.
  • Tourism Turkey - site oficial do governo com informações turísticas e artigos
  • Thorn Three travel forum da Lonely Planet - porque foruns são sempre bons lugares pra se achar informação - principalmente porque os viajantes ali são bem comprometidos com ajudar uns aos outros.
Bom, isso é o que eu lembro por enquanto. Se eu lembrar de mais eu atualizo.

Update: A Ju Hack, que mora na França e viaja o mundo falando de comidinhas, me mandou um link com o guia Petit Futé sobre a Turquia, em francês. Aiaiai, como adoro achar livros online!

Nenhum comentário:

Postar um comentário