segunda-feira, 28 de março de 2011

Documentos

Eu tenho um sério preconceito com instituições/prestadores de serviços que não se dignam a fazer um website decente sobre a instituição/serviço que oferecem. Inclua aí hotéis, restaurantes, empresas em geral, órgãos governamentais e, sério, muito importante mesmo, embaixadas.
Eu não gosto de ligar para as pessoas para pedir informações. As pessoas que dão as informações não gostam que você ligue para pedir informações. Porque provavelmente você já é a quadragésima pessoa que ligou pra ela no dia perguntando a mesma coisa que as 39 pessoas anteriores perguntaram, e dar informações é só uma das funções de quem está dando a informação.

Tudo isso é pra dizer o seguinte: o site da Embaixada da Turquia no Brasil é um lixo. Eu já fui a pessoa que dava informações (enquanto eu traduzia um acordo de cooperação), porque as pessoas iam no site e não achavam as informações que queriam. 

O motivo do site ser tão ruim é uma das pequenas burocracias que fazem os turcos parecerem tanto com os brasileiros: não autorizam colocar por escrito informações que mudam constantemente, para ninguém contestar qualquer informação que seja dada.

Sendo assim, essas são as informações sobre documentos que, até onde eu sei (eu double-checked com a embaixada de novo, viu?), são as vigentes:

Visto - Brasileiros não precisam de visto para turismo, trânsito ou negócios, por um período de até 90 dias, com possibilidade de renovação por outros 90, desde que sua permanência total no país não ultrapasse 180 dias dentro de um período de 1 ano.

Passaporte - tem que ter uma validade mínima de 6 meses para entrar no país

Carteira de vacinação - não é exigida a carteira de vacinação contra febre-amarela e essas coisas

Habilitação internacional - então. Aí que o bicho pega. Na embaixada, a informação é de que precisa. Mas, pesquisando pela internet, vi que a Turquia não assinou a Convenção de Viena que reconhece a carteira de habilitação internacional, logo, não precisaria. No site do Detran tem uma lista dos países que aceitam a habilitação internacional. 
Contudo, nos sites das locadoras de carro na Turquia, eles indicam que precisam da carteira internacional, quando a carteira de habilitação do país de origem estiver em uma outra língua. 
Minha conclusão é a seguinte (isso é um palpite): administrativamente, eles não exigem a carteira. Isso quer dizer que se um guardinha te parar e vc mostrar sua carteira brasileira, não vai ter problema. Mas as locadoras de carro exigem.
Pelo sim, pelo não, eu paguei os 171 reais e uns quebrados e pedi a minha. Tô esperando chegar. 

Seguro de viagem - não é exigido, mas fizemos. Se aquele avião cair, minha vó vai ficar RHYCA!!!

Carteira Hostelling International - não fiz, eu li que os albergues não oferecem muito mais vantagens para quem tem carteirinha. E estou tentando salvar mamãe de ter que passar por um albergue.

Update: Recebi um link de um leitor (vejam bem, agora já tenho leitores) em que consta uma lista de países que aceitam a carteira de habilitação, e a Turquia é um deles. Fui pesquisar sobre o site e se trata do site de uma empresa de tradução de documentos, em que eles fazem uma carteira com tradução dos dados para 9 línguas (a empresa é americana). No caso do Brasil, a nossa PID (permissão internacional para dirigir), não sei se é traduzida para tantas línguas.
Eu sou sempre suspeita com sites não-oficiais. Mas, como eu disse, é melhor se prevenir do que ser impedido de dirigir depois.

Modelos da PID brasileira

Modelo da PID americana

6 comentários:

  1. Nathalia,

    Adorei o blog!!!! Deu muita vontade de viajar pra Turquia!!! Vou continuar acompanhando!!

    Espero que dê tudo o mais certo possível e que os percalços e imprevistos só tragam resultados positivos!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nathalia,

    me chamo Butrus e também vou pra Turquia, com minha namorada, em breve. Quem me apresentou o blog foi um amigo em comum. Vou ler direto, será ótimo trocarmos umas idéias.

    Queria dizer que que a lista do DETRAN está desatualizada. Eu li, em outra fonte, que a Turquia é, sim, signatária da Convenção de Viena da carteira de motorista. Veja: http://www.international-license.com/en/the-idd/list-of-countries.html . Isso vai facilitar muito a nossa vida!

    Abraços,

    Butrus

    ResponderExcluir
  3. @Daya, você é visitante ilustre, muito obrigada!

    @Butrus, muito obrigada pela visita e pela dica, eu to fazendo o máximo pra dar o maior número de informações citando quanto mais fontes eu puder. eu vou botar sua dica como update no post.
    Eu mesma não queria fazer a carteira, porque, né, são 171 reais e isso não é pouco. Mas temos que estar sempre preparados até para o contrário do que aparece em fontes oficiais.
    Isso é meio absurdo... sites de órgãos governamentais estarem desatualizados. Mas é a realidade.
    A carteira já deve estar pronta, e descobri no Detran hoje mesmo que não chega em casa como diz no site, tem que ir lá buscar.
    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. "Agora já tenho leitores" é ótima, eheheh. Tipo, eu dei um pitaco sobre o assunto porque tive experiência semelhante: mandei fazer a carteira, todo emocionado, fui lá no Detran do SIA pegar e, na parede do guichê, havia uma listinha de países signatários, entre os quais não havia a Turquia. Fiquei tão puto! Chegando em casa, dei uma "googlada" e vi listas em que constava a Turquia. Eu nem reparei muito de onde era a lista que eu te linkei, eu só queria tranqüilizar um pouco (a Turquia também consta do artigo da Wikipedia sobre o tratado; ok, não garante nada, mas já ajuda um pouco).
    A propósito, quando vocês vão?

    ResponderExcluir
  5. Seu comentário é super bem-vindo! Tanto que postei o link lá. Eu nem to querendo dizer aqui o que é certo ou errado porque cada um tem suas necessidades também. Tanto que estou com medo de acharem que eu não decido o que achar hehehe, porque aqui eu vou jogar todo e qualquer tipo de informação que eu achar, e depois vou falar minhas decisões. Se alguém fizer de outro modo e der certo, eu quero que compartilhe!
    Eu botei as imagens pra comparar pq não sabia como era a PID aqui, e eu sabia que não ia ser chique como a americana. Meu comentário sobre eu ser suspeita com sites não oficiais foi avulso. O fato da Turquia constar nessa lista (e onde achei a foto da PID brasileira tambem constava) só reforça minha decisão de ter tirado a carteira, nem que a lista esteja errada!

    Saímos do Brasil dia 6, quarta que vem. ESTÁ MUITO PERTO!!!

    ResponderExcluir
  6. Dá uma olhada no roteiro preliminar aqui ó http://palimpsestoturco.blogspot.com/2011/03/da-pre-paracao-ao-roteiro.html

    ResponderExcluir