terça-feira, 7 de junho de 2011

Depoimento da Laura

Ê! Viajantes perdidos da Turquia! Estamos fazendo um network!

A Laura escreveu sobre a viagem dela nos comentários, e vou postar aqui pra vocês verem.

Aparentemente ela também parou na Vila no Fim do Mundo, Anadolu Kavagi, só que foi esperta e pegou o bonde barco mais cedo. Pelo visto visitou até mais coisa que a gente, já que estávamos preocupadas demais com a volta para explorar a vila mais pra dentro.
Enfim, Laura, adoramos o comentário! Comente sempre que puder pra complementar os posts!

"Oi Nathalia,

Chegamos dia 27.05 e um reforma doméstica me impediu de entrar em contato (Ixe! Será que é uma maldição do Sultão Mehmed visitar Istambul e na volta encarar uma reforma...).
Suas dicas foram maravilhoooosas, a colinha voltou um lixo! Istambul é uma cidade que hipnotiza seus visitantes com seus museus, mesquitas, palácios e bazares. A culinária, por sua vez, é um item à parte devendo ser apreciada com atenção e tranquilidade, como no filme TEMPERO DA VIDA. De um modo geral demos sorte, o clima estava mais agradável e o fluxo de pessoas menos intenso! Pareceu-me que os muçulmanos pelos seus hábitos e trajes, preferem visitar seus monumentos nas épocas mais frias do ano (chute!). Aproveitamos sua experiência para tentar não errar no passeio ao Estreito de Bósforo e graças a você e Alah deu tudo certo. O traslado público é muito curto e para quem dispõe de tempo e gosta de fotografar existem três tours diários e uma opção non-stop aos domingos. Optamos por um trajeto intermediário, compramos o ticket no porto de Eminönü a 25 YTL e saímos mais cedo, às 10h35, com retorno previsto para as 15h. O barco fez seis paradas até chegar ao destino final: o pequeno vilarejo Anadolu Kavaği, no lado asiático. Lá, é possível visitar as ruínas de um antigo forte bizantino do século 14 de onde se tem uma bela vista do Mar Negro e, de quebra, saborear um peixe barato, mais uma vez graças a você... Perguntamos umas 500 vezes o valor do prato e como era servido... Outro programinha interessante é o banho turco. Fomos ao Çeberlitaş Hamami, a entrada minúscula entre lojas passa completamente despercebida. O espaço é considerado um “monumento” construído em 1584 pelo famoso arquiteto Mimar Sinan, que se mantém em funcionamento até hoje... O lugar é lindo, imenso! A ala feminina fica distante da ala masculina. As salas, o chão, o atrio central, as paredes, as piscinas laterais são em mármore bege. Uma abóbada majestosa com desenhos vazados cobre a sala principal dos banhos. As grandes colunas em mármore são arrematadas com elementos superioes em forma de tulipas. São oferecidos vários pacotes, o de 99 YTL inclui tratamento de espuma, esfoliação com uma “kese” – luva feita de tecido rugoso e massagem de azeite. Imagina, depois de um dia de caminhada intensa...

Nossa! Fiquei inspirada com os seus relatos que continuam fantásticos! Mas uma vez obrigada pelas informações, continuarei acompanhando o seu blog.

Abraços, Laura."

Um comentário:

  1. Muito obrigada pela contribuição, Laura!
    Devo confessar que continuo confusa quando o assunto é passeio pelo Bósforo. Vamo ver no que vai dar. Depois eu conto para vocês o que deu!
    Abraços,
    Sheila

    ResponderExcluir