sábado, 16 de abril de 2011

Em Antália

Como eu disse ontem, nós mudamos nossos planos. 

Da Capadócia, iríamos de ônibus direto para Marmaris, mas achamos que estaríamos muito cansadas para pegar um busão por 12 horas seguidas. A ideia é parar em Antália para diminuir o ritmo que estávamos tendo em Göreme, que era totalmente terror e pânico

Então, compramos uma passagem pela Pegasus Airlines, que é da Turkish Airlines também, e pagamos YTL 180 sem as taxas cada. Foi um investimento, na verdade, para garantir nossa boa velhice.

Não há vôos diretos da Capadócia para Antália. Por isso, tanto os vôos da Pegasus quanto os da Turkish fazem uma conexão em Istambul, no aeroporto Sabiha Gökcen. Tem um vôo bem barato que faz um horário maluco que chega em Istambul às 22h e vai para Antália as 7h do outro dia.

Felizmente conseguimos pegar um vôo às 8h da manhã saindo do aeroporto de Kayseri, que é a 1h de Göreme, mais longe que o de Nevsehir. Acordamos pelo 4º dia seguido às 5h da manhã, provando que o conceito de "cedo" fica bem elástico quando se está viajando.

A Pegasus é daquelas linhas aéreas low cost, que cobram até o ar que você respira. Quem conviveu com Ryanair e Easyjet já deve estar acostumado. O trecho Kayseri-Istambul foi em um avião meio velho e fedorento, mas o trecho Istambul-Antália foi em um avião bem novinho. Chegamos em Antália às 11:30 e depois de pegar malas e ver preços de aluguel de carros para deixar em Marmaris, pegamos um taxi e chegamos no hotel às 13h.

Nós marcamos o hotel ontem à noite, o carinha do hotel Kelebek em Göreme nos ajudou muito e fez a reserva para nós. O hotel de Antália se chama Mediterra Art Hotel e nos foi indicado por 2 sul-africanas que estavam no hotel em Göreme com a gente.

Quando chegamos no hotel, o cara da recepção falou que estava para cancelar a reserva, pois havia avisado que a reserva cairia às 12h.

O hotel é arrumadinho, em um edifício bem antigo, e o quarto que pegamos tem uma cama de casal e um sofá cama e é bem espaçoso. Parece que os turcos gostam de fazer economia com iluminação nos quartos de hotel. Pagamos 93 euros por uma noite, enquanto não decidimos se vamos continuar aqui ou se vamos para Marmaris amanhã mesmo.

As locadoras do aeroporto queriam cobrar algo em torno de 260 euros para o aluguel do carro deixando em Marmaris, o que eu achei uma facada, então estou tentando aqui pelo Easyterra para ver se consigo um preço mais em conta.

Antália é uma cidade situada no sul da Turquia, no Mediterrâneo. Ela foi uma importante cidade do Império Bizantino fundada pelo rei de Pérgamo em 150 a.C.

Pasmem, depois de tanto tiritar, aqui está fazendo 20º, que, depois das temperaturas que enfrentamos em Istambul e Göreme, parece o Rio de Janeiro. Para quem perguntou, Istambul continua fria e chuvosa, Göreme faz um sol amigo mas ainda é fria. Levem casacos bem quentes e várias blusas de manga comprida. O problema do frio aqui é que sempre venta muito.

Bom, depois que decidirmos o que faremos de hoje pra frente, eu falo aqui pra vocês!

P.S.: Uma coisa MUITO IMPORTANTE, que eu levei muito tempo para me dar conta: Antália é a cidade no sul da Turquia. A Anatólia é uma região da Turquia, que engloba a Anatólia central, oriental e ocidental. A Capadócia fica na Anatólia Central. A propósito, Capadócia não é o nome oficial da região, e sim uma convenção para a região dentro da Capadócia central em que ficam as formações de lava vulcânica.

2 comentários:

  1. Oi, dúvida pontual: "sempre venta muito" em Göreme ou na Turquia em geral? (faz toda a diferença, já que ainda tenho esperança de tomar um banhozinho de mar no Mediterrâneo, ainda que vento e frio não intimidem tanto os freqüentadores de praias gaúchas).

    De resto, estou adorando o blog, tem um posts que eu li e me acabei rindo, eheheh. Espero que o resto da viagem de vocês seja bom.

    A gente vai partir de SP amanhã às 23h pra chegar em Istanbul no outro dia, estamos super ansiosos!

    ResponderExcluir
  2. Butrus, coincidentemente estou batendo os dentes na beira do mar Egeu em Rhodes neste momento por causa da ventania. De modo geral, venta muito na Turquia inteira, e o frio de Istambul é especialmente por causa do vento. Quer dizer, seria mais de boa se nao ventasse o vento do ártico. O melhor a se fazer eh levar aqueles casacos de nylon impermeaveis, que barram o vento e salvam da chuva.
    Antalia parece que foi a cidade com a temperatura mais amena e menos vento.
    Pelo jeito estaremos em istambul na mesma epoca! Dia 23 chegamos la e vamos embora pro brasil dia 25. Ficaremos na area de taksim.

    Boa viagem pra vcs!

    ResponderExcluir