terça-feira, 3 de maio de 2011

E o dinheiro, como levar??

Sou meio antiga nessa questão e, pra mim, dinheiro é dinheiro mesmo quando se trata de carregar um pouco mais do que estou acostumada .

Como não sabíamos o que iríamos encontrar por lá (iríamos viajar de ônibus, alugar carro, ter que parar na estrada?) optei por levar uma parte em espécie e a outra de modo ainda a estudar.

Já tinha uma experiência boa com o cartão Visa Travel Money, do Banco Rendimento. Já havíamos usado em outras viagens e fiquei muito satisfeita.

Para quem não sabe, Visa Travel Money é um cartão de compras à debito em uma moeda que você escolhe (Euro ou Dolar) e, todas as vezes que você faz compras, elas são convertidas da moeda do país em que você está para o valor equivalente na moeda que você escolheu (Euro ou Dolar). Não há taxas para as compras efetuadas com o cartão. No caso de saques, que podem ser feitos em terminais de qualquer caixa eletrônico dos bancos (ATMs) que tenham a mesma bandeira do seu cartão (tem escrito atrás do cartão, tipo "Plus", "Cirrus", entre outros), você paga 2,50 "dinheiros" (Euro ou Dolar) por saque, debitados do seu saldo. Prático!!

A opção da emissão de um cartão Visa Eletron só para débito em conta corrente foi inviabilizada pelo tempo que demandaria para chegar o cartão.

Com o aumento do IOF das compras em cartão de crédito no exterior, mesmo com a cobrança prevista para começar no dia 28 de abril, achei meio temerário arriscar e ter que pagar impostos tão altos (não confiei muito na conversa do Governo).

Descobri que o Banco do Brasil havia aderido ao cartão Visa Travel Money e, como correntista, achei que seria mais prático levar o cartão emitido por ele. Mas me enganei: por ainda ser uma novidade para eles, o pessoal do câmbio tinha poucas explicações a fornecer e tive ainda o problema do "formulário" que precisava ser preenchido e que "estava em falta". Precisei rodar várias agências de câmbio do Banco para conseguir tal formulário até descobrir que se tratava de um papel onde você colocava o número de sua agência e conta e marcava qual a moeda que desejava comprar.

Também não fiquei satisfeita com o extrato de compras: no do Banco Rendimento é apresentado o estabelecimento no qual você fez as compras, o valor em moeda local e o valor convertido na moeda escolhida. No caso do Banco do Brasil, veio apenas o nome do estabelecimento (eu não entendia turco!!) e o valor já convertido em dolares. Ficou meio confuso pois não conseguia identificar as compras.

Outra desvantagem do Banco do Brasil é a de não poder aproveitar o saldo remanescente em compras nacionais, o que acontece com o do Rendimento: vai ter que gastar tudo lá ou, no máximo, no Free Shop de chegada...

Façam, então, suas escolhas!!!

Um comentário:

  1. Boa tarde!!

    Estou adorando ler os posts sobre a Turquia.
    Vou pra lá em Maio agora.
    Poderia me ajudar com algumas dúvidas?

    Você levou moeda turca?
    Nova Lira?
    Onde e como trocou aqui no Brasil?

    Levou Dólar também?
    O que é mais fácil usar lá?

    Obrigada!! Irá me ajudar bastante!!

    ResponderExcluir