terça-feira, 10 de maio de 2011

Como ir de Istambul para a Capadócia


Ainda bem que tem gente que posta comentários com dúvidas aqui, e aí eu me lembro de sacudir a poeira e voltar a escrever meus posts.

Deixando Istambul de lado por ora, vou responder à pergunta da Marianne, que quer saber como chegar à Capadócia saindo de Istambul.

A passagem de avião de Istambul pra Capadócia foi a única que havíamos definido desde o começo. Ela custou em torno de 200 reais por pessoa com as taxas. As taxas aeroportuárias na Turquia são bem altas, especialmente as da Turkish. Se você achava que a Gol acabava com a sua festa na hora de comprar aquela promoção de ida e volta a 50 reais, espere chegar na Turquia. São pelo menos YTL 100 em taxas.

A viagem de avião é rápida, coisa de 1h30. Você pode descer tanto no aeroporto de Nevsehir quanto no de Kayseri. Prefira o de Nevsehir que é uma cidade mais perto de Göreme, onde ficam os pontos turísticos principais. Por outro lado, as passagens de e para Kayseri são mais baratas. De Nevsehir para Göreme são 40 km e de Kayseri para Göreme são 70 km.

Mapa da Capadócia no aeroporto de Nevsehir
(e um dos poucos taxis indo embora)

De qualquer modo, não são oferecidos muitos vôos de e para a Capadócia. Principalmente na hora de SAIR da Capadócia, é meio complicado achar vôos bons e baratos. Tinha um trecho que saía de lá às 22h pra chegar 0h em Istambul e a conexão só saía às 7h do dia seguinte! Prestem atenção nessas presepadas, porque, nesse caso, de repente vale até um busão.

As duas cias. aéreas que usamos foram a Turkish e a Pegasus (carinhosamente apelidada de FLYPIGS), que é uma cia. aérea low cost no esquema da RyanAir. Quem já voou, sabe. É questão de custo-benefício, e, no nosso caso, um sanduíche de pepino de de 6 euros era melhor do que costas entrevadas depois de 12 horas. Mesmo com um limite de bagagem de 15 kg por pessoa! 

Eu recomendo fortemente você ir de avião. De ônibus, são 730 km, 12h de busão, então, como as pessoas normalmente não passam muito tempo na Capadócia, talvez é mais interessante poupar a exaustão de uma longa viagem de ônibus e aproveitar o dia conhecendo a Capadócia.

Há ônibus noturnos que saem de Istambul acho que diariamente, custam em torno de YTL 50. Várias empresas operam o trecho, entre elas Metro Turizm and Nevşehir Seyahat (o site é em turco, lasca aí um Google Translate!).

O sistema de ônibus é bem farto, então normalmente não é necessário comprar os bilhetes com muita antecedência, a não ser em feriados nacionais e islâmicos. Basta ir até o terminal de ônibus no dia, comprar o bilhete e pegar o próximo ônibus.

Peça sempre ajuda ao seu hotel, eles sempre auxiliam com esse tipo de coisa, conseguir transporte até estações e aeroportos, ajudam a marcar assentos e reservar passagens e tudo mais.

A melhor estação para pegar o ônibus é a Harem, no lado asiático, que pode te poupar quase uma hora de viagem do que se você sair da estação principal (Büyük Otogar) em Bayrampaşa. (A maioria dos ônibus para em Harem depois de sair da estação principal para pegar mais passageiros).

No site www.goreme.com eles disponibilizam uma tabela com o preço e tempo médio de viagem em relação a Göreme.

Quem opera esse site é a agência de turismo Heritage Travel. Eles também agendam shuttles dos aeroportos diretamente pro seu hotel, que custam 10 euros por pessoa. Aconselho fortemente reservar o shuttle porque os aeroportos são pequenos e inóspitos e se você encontrar um taxi lá vai ter que sair no tapa com alguém pra pegá-lo.

Na modesta pista de pouso em Nevsehir.
Não tinha uma bola de feno rolando ali atrás?

6 comentários:

  1. Oi Nathalia, Obrigada pela resposta ultra rápida! hehe

    Eu já fiz uma viagens bem pesadas de ônibus na Europa (tipo Viena-Split) e sei que é cansativo, mas na época era o melhor custo benefício.
    Vou ver nessas cias aéreas e nas empresas de ônibus o que vale mais a pena financeiramente falando! Como estarei no início da viagem, acho que ainda vou estar na empolgação e talvez até resolva encarar a estrada. :)
    Vi que algumas pessoas fecham o trajeto por lá por agência, que conseguem um preço bom dos trajetos, hotéis e passeios de balão, etc... Tb estou orçando com um contato que consegui para ver se vale a pena mesmo.
    Obrigada mais uma vez pela ajuda!
    Bjos e continue atualizando que vou pegar muitas dicas daqui! ;)

    ResponderExcluir
  2. Os hotéis te auxiliam bastante, só não te auxiliam a carregar as malas. u.u oh vida.

    ResponderExcluir
  3. Marianne,
    Os passeios em Göreme são um pouco longos e cansativos pois há trilhas e subidas.
    Leve isso em consideração quando optar pelo transporte pois vai precisar de fôlego no dia seguinte

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pessoal,

    Estou tentando me organizar aqui, planejo minha viagem para Turquia em 2018

    Estou em dúvida com muitas coisa


    Distancia da capadocia e Turquia
    vale a pena um guia , ou consigo me virar sozinha?
    mulher sozinha é perigoso?

    ResponderExcluir
  5. Oi Nathália. Estava pensando em alugar um carro e ir até Capadócia, parando em algumas cidades. É viável?
    Obrigada.
    Andrea

    ResponderExcluir
  6. Oi Nathália. Estava pensando em alugar um carro e ir até Capadócia, parando em algumas cidades. É viável?
    Obrigada.
    Andrea

    ResponderExcluir